Horário Seg - Sex 9:00 - 18:00 / Sáb 9:00 - 12:30

Saiba como aumentar a durabilidade da embraiagem do seu veículo

Os diversos sistemas mecânicos trabalham simultaneamente num veículo e são responsáveis pelo seu bom funcionamento.

Seja pelas práticas consideradas como “vícios de condução” ou apenas por falta de informações corretas, existem certos comportamentos dos motoristas que acabam por desgastar prematuramente esses componentes e acabam por causar grande prejuízo.

De modo a ajudar na conservação do seu carro e evitar quebras inesperadas, apresentamos-lhe algumas dicas práticas para aumentar a durabilidade da embraiagem do seu veículo. 

Não ficar com o pé apoiado no pedal da embraiagem 

Sendo um aspeto muito comum entre os motoristas, esta prática é uma das maiores causas de danos no sistema. O melhor é clicar na embraiagem apenas nas trocas de mudanças. Usar o pedal como “descanso para o pé” aumenta o conflito entre o platô, o disco e o volante do motor de uma forma desnecessária, elevando a temperatura e reduzindo a durabilidade desses componentes.

Evite as trocas de mudanças rápidas

Trocar as mudanças em um curto espaço de tempo é outro vício bastante prejudicial para o conjunto. Se pretende preservar o seu carro e economizar na oficina, esqueça esse estilo de condução. Mantenha a rotação do motor numa faixa moderada, troque de mudança com calma e, sempre que necessário, desengate e use os travões.

Use o travão de mão corretamente

Muitas pessoas preferem utilizar a embraiagem e o acelerador para evitar que o carro venha para trás em uma rua com inclinação mais acentuada. Pensam também que usar o travão de mão numa situação assim é um sinal de incapacidade, de quem ainda é precipitante ao volante. Contudo, acabam por causar um grande desgaste no disco e às vezes, o cheiro a queimado chega a invadir o veículo. 

Sincronizar o acelerador e a embraiagem

Acelerar mais do que o necessário é outra prática muito prejudicial para o seu carro. Além de aumentar o consumo do combustível, aquece a embraiagem, e desgasta outras peças do sistema de transmissão, como as juntas homocinéticas. Conduza de uma forma sincronizada e cuidadosa, para permitir que a sua embraiagem dure mais. 

Seguir as informações do manual

Todos os veículos têm um plano específico de manutenção, que contém informações relevantes sobre as trocas e os ajustes que são necessários para cada quilometragem. Sendo assim, tente respeitar esse itinerário, pois é fundamental para quem não gosta de ser surpreendido por uma avaria, e deseja uma longa duração para a embraiagem e todos os outros sistemas presentes no carro.

Cuidado com os carros automáticos 

Os donos destes modelos de veículos devem lembrar-se que o sistema usa praticamente todas as peças do câmbio mecânico. Um kit de embraiagem, por exemplo, chega a custar mais do que o dobro na versão com as mudanças automáticas. Por isso, é muito importante seguir todas as dicas que acabamos de lhe apresentar, ou o prejuízo será muito grande.

Consulte as nossas marcas: https://tomeifel.com/servicos/

#tomeifel #trasosmontes #concessionarioautomovel #carros #servicos #automovel #oficina #carrosnovos #carrosusados

 

< Voltar ao Blog